A ABAI realizou três seminários (São Carlos – 04.12.13), (São Paulo – 30.01.14) e (Belo Horizonte – 06.06.2014), os quais se propuseram a debater, sob a ótica de diferentes grupos que atuam na AIA, as perspectivas e propostas que se apresentam para a modernização do Licenciamento Ambiental no Brasil, tendo a AIA como instrumento de apoio. Tiveram como objetivo promover o debate no âmbito da ABAI, em direção à definição de seu posicionamento e estratégias para a inserção da associação no debate em nível nacional.

A proposta de discussão incluiu a indicação de leitura prévia de documentos relacionados ao tema, divulgados pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e Câmara dos Deputados.

Os seminários contaram com dezoito debatedores convidados. No I Seminário os convidados foram: Iara Verocai, consultora; Moara Giasson, Assessora Técnica da Diretoria de Licenciamento Ambiental do IBAMA e Marcelo Pereira de Souza, docente da FFLCRP/USP. O II Seminário contou com os seguintes convidados: Luis Enrique Sánchez, docente da POLI/USP; Ana Cristina Pasini da Costa, da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB; Biviany Rojas Garzon, advogada do Instituto Socioambiental (ISA); Cláudio Zillig, consultor especialista em Licenciamento Ambiental; e Elizabeth Lima, consultora BID para o INEA. Finalmente, o III Seminário envolveu a participação de Patrícia Boson/FIEMG, Roberto Messias/Prefeitura de Nova Lima), Zuleika Torqueti/FEAM, Daniel Medeiros/Anglo American), Maria Dalce/AMDA, André Naime/IBAMA, Delfim Rocha/Ferreira Rocha Consultoria, Hélio Gurgel/ABEMA, Fernando Walcacer/PUC-RJ) e Aline Costa/SEMAD.

Como resultado foi elaborado um documento síntese, o qual pode ser acessado na seção de conhecimento.