O Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente promove há mais de 20 anos, eventos na área de restauração ecológica e realizará, entre os dias 09 e 13 de novembro de 2015, o VI Simpósio de Restauração Ecológica: novos rumos e perspectivas, nas dependências do Instituto de Botânica e do Centro de Convenções e Exposições Imigrantes sob a coordenação do Dr. Luiz Mauro Barbosa.

O evento é uma ação concreta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, comprometida com as políticas públicas que possam melhorar a qualidade ambiental e, consequentemente a qualidade de vida dos cidadãos, além de produzir informações científicas que subsidiarão ações dos setores florestais relacionados à restauração ecológica, à conservação da biodiversidade, e uso racional dos recursos hídricos.

 Jardim Botânico de São Paulo

O VI Simpósio de Restauração Ecológica: Novos Rumos e Perspectivas será realizado nas dependências do Jardim Botânico de São Paulo e no Centro de Convenções e Exposições Imigrantes.

O Jardim Botânico de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação da biodiversidade, tendo como missão a pesquisa científica, a educação ambiental e o lazer. Para cumprir essa missão, o JBSP conta com diversos equipamentos, laboratórios e coleções científicas que são utilizados para a educação e conservação “in situ” e “ex situ”.

Neste contexto, o Jardim Botânico de São Paulo é considerado um centro de referência para a restauração ecológica, tendo inclusive subsidiado as principais políticas públicas para o setor. Além disso, promove cursos de capacitação e eventos científicos de grande expressividade envolvendo toda comunidade científica, a exemplo deste que acontecerá em novembro.

O simpósio em 2013, reuniu mais de 1.000 participantes e igualmente em 2015, será dirigido para profissionais e estudantes da área. Informações sobre programação e inscrições poderão ser encontradas no site do Instituto de Botânica (www.ibot.sp.gov.br) e no site do evento (www.infobibos.com/rad/).

Minicursos

O evento contará ainda com 07 minicursos com variados temas nos dias 09 e 10 de novembro

Os minicursos nº 1– Restauração ecológica de florestas tropicais: estágio atual; nº2 – Restauração em manguezal; nº 3 – Caracterização das fisionomias florestais no Estado de São Paulo: principais famílias e espécies indicadoras; nº 4- Elaboração de projetos de restauração ecológica: aspectos técnicos e legais; nº 5 – Área de preservação permanente e vegetação nativa: autorização e compensação ambiental no Estado de São Paulo;  nº 6 – Elaboração de projetos de restauração ecológica para o FEHIDRO e nº 7 – Regularização ambiental CAR, SARE e PRA.

Mais Informações nos sites:

www.ibot.sp.gov.br 

www.infobibos.com/rad/.

Endereço:

Instituto de Botânica – Av. Miguel Estefano, 3687

Água Funda – São Paulo – CEP 04301-012

Centro de Exposição Imigrantes

Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5

Água Funda – São Paulo – CEP 04329-100