Comissão organizadora

  • Marcelo Montaño (EESC/USP – Presidente) 
  • Anne Caroline Malvestio – Universidade Federal de Uberlândia
  • Evandro Mateus Moretto – EACH/USP
  • Edimilson dos Santos Rodrigues Junior – PPGSEA/EESC/USP
  • José Eduardo Matheus Évora – Ibama/RJ e PPGSEA/EESC/USP
  • José Wilker de Freitas Sales – Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará e PPGSEA/EESC/USP
  • Raphaela Martins de Carvalho – PPGSEA/EESC/USP

Comissão Científica

  • Alberto Fonseca – DEAMB/Universidade Federal de Ouro Preto 
  • Anne Caroline Malvestio – ICIAG/Universidade Federal de Uberlândia
  • Amarilis L. C. F. Gallardo – EP/USP e Uninove/SP
  • Carla Grigoletto Duarte – Unifesp
  • Cristiano Vilardo – CGMAC/Ibama
  • Evandro Mateus Moretto – EACH/USP
  • Fernanda Veronez – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do ES
  • Luis Enrique Sánchez – EP/USP
  • Marcelo Montaño – EESC/USP
  • Marcelo Marini Pereira de Souza – FFCLRP/USP
  • Maria Rita R. Almeida – Universidade Federal de Itajubá
  • Mariana Rodrigues R. dos Santos – FEC/UNICAMP
  • Severino Agra Filho – Universidade Federal da Bahia
  • Tomás Barros Ramos – Universidade Nova de Lisboa
  • Victor Eduardo Lima Ranieri – EESC/USP

Chamada de trabalhos

O Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto (CBAI) é um evento bienal, promovido pela Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (ABAI) com o objetivo de discutir abordagens e metodologias inovadoras em Avaliação de Impacto que garantem a proteção ambiental e a compatibilização do desenvolvimento econômico e social com a qualidade do meio ambiente. Desde 2012 já foram realizadas 5 edições do CBAI (São Paulo, Ouro Preto, Ribeirão Preto, Fortaleza, e um evento totalmente remoto durante o período de restrição às aglomerações), tendo atingido um público de mais de 2.000 profissionais de organizações e empresas públicas e privadas, entidades da sociedade civil, universidades brasileiras e internacionais, pesquisadores, consultores e estudantes.

Em 2023, o CBAI ocorrerá na cidade de São Carlos (SP) entre os dias 09 e 13 de outubro de 2023, nas dependências da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Mais uma vez, diferentes atores públicos e privados estarão reunidos para construir um debate sobre as principais demandas brasileiras no campo da Avaliação de Impacto de empreendimentos e em níveis estratégicos.

O tema escolhido para o evento (“Caminhos para a retomada da Avaliação de Impacto no Brasil“) alinha-se ao debate corrente referente às possibilidades de promoção da variável ambiental em processos de tomada de decisão a partir da reconstrução/recuperação da estrutura institucional que opera os diferentes instrumentos de suporte à avaliação de impacto no país, e seu papel na retomada do desenvolvimento. Busca envolver o universo em torno das bases conceituais e científicas que dão sustentação à avaliação de impacto ambiental, assim como por meio da divulgação de casos de interesse, e sua integração ao processo decisório referente à análise de projetos e ações estratégicas com potencial de causar significativo impacto ambiental, o que oferece um vasto campo para o exercício teórico-metodológico e o compartilhamento de experiências empíricas necessários para o aperfeiçoamento da avaliação de impactos no Brasil, em suas diversas modalidades.

Principais datas e marcos

09 a 13

outubro

Local: Escola de Engenharia de São Carlos
Tema: “Caminhos para a retomada da Avaliação de Impacto no Brasil”.

VALORES:
Estudantes de graduação
R$ 80 (até 19/07); R$ 100 (até 10/10); R$ 150 (a partir de 11/10)

Estudantes de pós-graduação
R$ 120 (até 19/07); R$ 150 (até 10/10) e R$ 200 (a partir de 11/10)

Apresentadores de trabalho
R$ 200 (somente até 19/07)

Demais categorias
R$ 300 (até 19/07); R$ 400 (até 10/10) e R$ 600 (a partir de 11/10)

Mini-cursos (09 e 10 de Outubro)
R$ 500 (8h) e R$ 800 (16h), com desconto de 10% para inscrições efetuadas até 21/08

OBS: com o intuito de estimular a capacitação de estudantes de graduação, estes terão um desconto de 50% para inscrições em cursos efetuadas até 21/08

AGENDA - SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

Submissão de resumosaté 5 de junho
Resposta com aceiteaté 19 de junho
Inscrição de apresentador(com desconto)até 19 de julho
Submissão de trabalhos completosaté 7 de agosto
Confirmação de aceite para publicação nos anais do eventoaté 21 de agosto

ÁREAS TEMÁTICAS

  • Efetividade dos sistemas de AIA e licenciamento ambiental
  • Novas fronteiras em AIA: mudanças climáticas, biodiversidade, saúde, cultura e sociedade
  • Avaliação Ambiental Estratégica
  • AIA ex-post
  • Inserção da AIA na agenda do desenvolvimento
  • Integração AIA/SGA
  • Impactos cumulativos aditivos e sinérgicos
  • Avaliação da significância dos impactos
  • Métodos de identificação e predição de impactos
  • Regulação da AIA e do licenciamento ambiental
  • Qualidade dos estudos de impacto ambiental
  • Boas práticas e inovações procedimentais em AIA e licenciamento ambiental

ATENÇÃO: clique aqui para obter orientações detalhadas para formatação, submissão e procedimentos referentes aos resumos e trabalhos completos.

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • PIX – chave CNPJ 015.060.565/0001-31
  • Depósito bancário – Bradesco (237), Ag. 825, CC 0002200-4

ENCAMINHAR O COMPROVANTE DE PAGAMENTO PARA O E-MAIL financeiro@avaliacaodeimpacto.org.br INFORMANDO NOME COMPLETO, CPF, INSTITUIÇÃO E CIDADE.

IMPORTANTE: Ao realizar o pagamento de sua inscrição, a(o) participante confirma ter entendido que a ABAI não emite nota fiscal de qualquer natureza, apenas recibos simples sem valor fiscal.

maiores informações sobre a programação serão divulgadas no site do evento.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
6º CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO

09

outubro

Segunda-feira

08h00min – 10h00min – Cursos de Treinamento

10h00min – 10h15min – intervalo

10h15min – 12h30min – Cursos de Treinamento

12h30min – 14h00min – intervalo

14h00min – 15h30min – Cursos de Treinamento

15h30min – 16h00min – intervalo

16h00min – 18h00min – Cursos de Treinamento

10

outubro

Terça-feira

08h00min – 10h00min – Cursos de Treinamento

10h00min – 10h15min – intervalo

10h15min – 12h30min – Cursos de Treinamento

12h30min – 14h00min – intervalo

14h00min – 15h30min – Cursos de Treinamento

15h30min – 16h00min – intervalo

16h00min – 18h00min – Cursos de Treinamento

11

outubro

Quarta-feira

07h30min – Credenciamento e retirada de material

08h30min –Abertura – convidados: representantes do MMA e Ibama, presidente da ABAI, Diretoria da EESC

09h30min – Keynote speech: A reafirmação da confiança na AIA: compromisso entre poder público e sociedade

10h30min – exposição de posters

11h00min – Mesa Redonda 1 – A inserção da AIA na agenda do desenvolvimento

12h30min – Almoço

14h00min – sessões de comunicações orais

15h30min – exposição de posters

16h00 – 18h00min – sessões de comunicações orais

12

outubro

Quinta-feira

08h30min – sessões de comunicações orais

10h00min – exposição de posters

10h30min – sessões de comunicações orais

12h30min – Almoço

14h00min – Mesa Redonda 2 – Novas fronteiras em AIA: cultura e sociedade, saúde, mudanças climáticas e biodiversidade        

15h30min –  exposição de posters

16h00min –  sessões de comunicações orais

19h00min –  confraternização

13

outubro

Sexta-feira

08h30min – Assembleia Ordinária da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto

10h00min – Exposição de pôsteres

10h30min – Mesa Redonda 3 – Por onde anda a Avaliação Ambiental Estratégica

12h30min – almoço

14h00min – sessões de comunicações orais

16h00min – intervalo

16h30min – encerramento

Esperamos tod@s em São Carlos!
A Comissão Organizadora
Associação Brasileira de Avaliação de Impacto