APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

INFORMAÇÕES GERAIS 

Somente serão aceitos trabalhos submetidos pelo e-mail cientifico@avaliacaodeimpacto.org.br até o dia 05/06/2023.

Os Trabalhos serão apresentados em forma de Poster ou Oral.

No ato da submissão, o autor deverá indicar a forma de apresentação pretendida. Os trabalhos a serem apresentados oralmente serão posteriormente confirmados a critério da Comissão Científica, ficando os demais automaticamente indicados para apresentação na forma de Poster.

O dia e horário programados para a sua apresentação serão definidos pela organização do congresso.

Os trabalhos deverão observar rigorosamente as normas estabelecidas, sob pena de serem recusados. Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica, considerando o alinhamento aos temas e áreas definidos para o Congresso, e a sua contribuição potencial para o campo da Avaliação de Impactos, além de aspectos metodológicos e resultados apresentados. Não serão aceitos trabalhos referentes a pesquisas em estágio inicial de desenvolvimento, que não possuam resultados a serem apresentados.

A organização do evento reserva-se o direito de publicar o resumo do trabalho de forma impressa ou eletrônica, a seu critério.

Será emitido 1 (um) certificado em nome do apresentador, onde constarão o título e os nomes de todos os autores. Atenção na digitação das informações referentes ao título e autores, pois essas informações serão utilizadas para gerar o certificado.

A partir do dia 19/06/2023 serão encaminhados os e-mails com a resposta referente à aceitação dos trabalhos aprovados para apresentação na forma de poster ou oral

– Será admitido o máximo de 2 trabalhos por apresentador.

ÁREAS TEMÁTICAS 

  • Efetividade dos sistemas de AIA e licenciamento ambiental
  • Novas fronteiras em AIA: mudanças climáticas, biodiversidade, saúde, cultura e sociedade
  • Avaliação Ambiental Estratégica
  • AIA ex-post
  • Inserção da AIA na agenda do desenvolvimento
  • Integração AIA/SGA
  • Impactos cumulativos e sinérgicos
  • Avaliação da significância dos impactos
  • Métodos de identificação e predição de impactos
  • Regulação da AIA e do licenciamento ambiental
  • Qualidade dos estudos de impacto ambiental
  • Boas práticas e inovações procedimentais em AIA e licenciamento ambiental

FASES DE SUBMISSÃO:

 A apresentação de trabalhos no congresso está condicionada à submissão e aprovação de um resumo cujo conteúdo deverá ser restrito ao título, conteúdo (máximo 400 palavras) e de 3 a 5 palavras-chave.

Os resumos aprovados asseguram aos seus autores a perspectiva de apresentação na forma oral ou poster, a ser confirmada pela Comissão Científica. OS TRABALHOS APROVADOS SOMENTE SERÃO INTEGRADOS À PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO MEDIANTE CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO DO AUTOR-APRESENTADOR ATÉ O DIA 19/07/2023.

O envio de trabalhos completos é facultativo aos autores que tiverem intenção de publica-los nos anais do evento (sujeito à aprovação pela Comissão Científica), não sendo uma condição para a participação no congresso. Os trabalhos completos serão verificados quanto à conformidade com as normas de formatação, podendo haver a recusa por parte da comissão científica caso não contemplem as orientações.

Cronograma

1ª Fase: submissão de resumo (prazo 05/06/2023)

2ª Fase: envio de trabalho completo, com resumo revisado de acordo com sugestões, se for o caso (envio facultativo até 07/08/2023)

3ª Fase: envio da confirmação do aceite para inclusão nos anais do evento (até 21/08/2023)

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DE TRABALHOS:

1a. Fase Envio de resumos (até 05/06/2023)
Idioma: Português 
Formato: máximo 400 palavras e de 3 a 5 palavras-chave, sem identificação de autores no documento (a comunicação será feita diretamente com o autor identificado no e-mail de encaminhamento).

Os resumos deverão fazer referência ao contexto e importância das questões abordadas, objetivos do trabalho, métodos aplicados, principais resultados e conclusões.

Não serão aceitos trabalhos referentes a pesquisas em estágio inicial de desenvolvimento, que não possuam resultados a serem apresentados.

2a. Fase Submissão de trabalhos completos (facultativo, até 07/08/2023)

– Os autores que tiverem seus resumos aprovados poderão submeter trabalhos completos até o dia 07/08/2023, para serem publicados nos anais do congresso.

  • O envio o é obrigatório, sendo facultativos aos autores que desejarem que seus trabalhos sejam publicados nos anais do evento.
  • Os trabalhos deverão ser elaborados conforme as orientações disponibilizadas pela Comissão Científica. Não serão publicados trabalhos redigidos em desconformidade com as orientações.

– Os trabalhos completos devem ser redigidos em formato Word (versão 97-2003 ou superior) e encaminhados para o e-mail cientifico@avaliacaodeimpacto.org.br.

– Para facilitar a formatação do artigo, favor utilizar o modelo disponibilizado.

Template do Arquivo Word para Submissão de Artigos Completos.

3ª Fase – Divulgação do aceite para inclusão nos anais do evento (a partir de 21/08/2023)

  • Os trabalhos deverão ser elaborados conforme as orientações disponibilizadas pela Comissão Científica. Não serão publicados trabalhos redigidos em desconformidade com as orientações.

OS TRABALHOS COMPLETOS DEVERÃO OBEDECER ÀS SEGUINTES REGRAS DE FORMATAÇÃO:

Tamanho máximo do arquivo Word de 3 Mb;

Folha A4 (210 x 297 mm), orientação tipo retrato; Margens com 3 cm; Espaçamento simples entrelinhas; Fonte Arial, tamanho 11 para todo o texto; Páginas não numeradas;

Título: sem limite de palavras, contudo deve ser conciso o bastante para permitir compreender o assunto discutido

Identificação dos autores, com indicação da instituição ao qual são afiliados, e identificação de autor para correspondência (com e-mail)

Resumo: máximo de 400 palavras.

O trabalho final deve se limitar a 7 páginas, incluindo resumo, abstract, texto do trabalho, referências e eventuais anexos;

Podem ser utilizadas figuras, tabelas e anexos, desde que respeitem o limite de 7 páginas e o tamanho máximo do arquivo de 3Mb;

Todas as citações e referências devem estar de acordo com a ABNT/NBR 10520 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), 2002;

Os títulos de figuras, tabelas, quadros devem observar a norma ABNT/NBR 14724 – Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação. Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), 2011.

IMPORTANTE: Artigos fora das normas estabelecidas não serão publicados nos anais do evento.

 PREMIAÇÃO: A Comissão Científica irá selecionar até 12 trabalhos dentre os que foram apresentados no evento (oral e poster), que receberão certificado especial e o primeiro autor de cada trabalho será agraciado com isenção da inscrição para o próximo evento, em caráter intransferível.

– Os artigos completos serão publicados nos anais do evento, a serem disponibilizados no site da ABAI.

REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

Dimensão máxima do pôster: 0,90 cm de largura x 1,20 m de altura
Haverá um dispositivo no painel para que a(o) apresentador(a) possa fixar seu poster. Data e horário para fixação, retirada e visita dos avaliadores serão informados na carta de aceite do trabalho.

REGRAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

Os trabalhos selecionados para apresentação oral poderão ser elaborados em qualquer diagramação, no formato .ppt ou .pdf.

Os trabalhos terão 10 minutos para sua exposição, com espaço para o debate ao final da sessão. As apresentações orais ocorrerão em salas simultâneas, o que desde já configura a possibilidade de conflitos referentes à apresentação de múltiplos trabalhos por um mesmo apresentador.

Esperamos tod@s em São Carlos!
A Comissão Organizadora
Associação Brasileira de Avaliação de Impacto